Enquadramento
O Modo de Produção Biológico consiste num sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que articula as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação de recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e método de produção, em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais.
O curso é obrigatório para o cumprimento do compromisso de formação específica homologada para a conversão para a agricultura biológica, no âmbito das Medidas Agro e Silvo Ambientais.
Destinatários
Agricultores que pretendam obter formação específica homologada para a conversão para a Agricultura Biológica e outros ativos, empregados e desempregados que, no âmbito da sua formação contínua, pretendam aperfeiçoar/ atualizar conhecimentos e competências nesta temática
Objetivos
Identificar os princípios do modo de produção biológico.
Reconhecer as técnicas aplicadas no modo de produção biológico.
Executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, proteção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do modo de produção biológico.
Executar as operações de maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do modo de produção biológico.
Reconhecer as normas de controlo e de certificação.
Conteúdos programáticos
Introdução ao modo de produção biológico (MPB)
Conservação do solo, da água e da biodiversidade
Fertilidade e fertilização do solo
Proteção das plantas
Modo de produção biológico de produtos agrícolas de origem vegetal
Modo de produção biológico de animais e de produtos de origem animal
Acondicionamento e comercialização
Controlo e certificação em MPB
Conversão para o MPB
Requisitos Técnicos
Idade: ≥18 anos.
Escolaridade mínima obrigatória de acordo com a idade, atestada através do Certificado de Habilitações.
Requisitos de acordo com as condições do programa de financiamento e o regulamento específico n. 6 da DGADR.
Metodologia / Avaliação / Certificação
A metodologia utilizada é ativa, centrada no participante, com recurso a diversas técnicas de formação tais como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo, privilegiando-se a interação entre o grupo.
A avaliação é realizada mediante atividades que podem assumir a forma de testes, exercícios ou trabalhos individuais e em grupo, a aplicar ao longo do curso.
Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.
Locais
- Polo de Formação Tejo
- Centro de Formação da Guarda
- Polo de Formação Norte
Preço
€ |
Tema
- Ambiente e água
- Agricultura