Redescobrir a Terra
O Redescobrir a Terra é um programa de sensibilização e capacitação dos jovens para o valor estratégico da agricultura, do mundo rural, do ambiente e do desenvolvimento sustentável.
O conceito passa por desenvolver uma estratégia nacional e um programa de ações, a três anos, tendo em vista a sensibilização e a capacitação dos jovens portugueses para a importância estratégica da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável para Portugal.
Procurar-se dessa forma, reaproximar uma nova geração de portugueses – os jovens dos 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade e do ensino secundário, bem como as suas famílias – destas áreas, de modo a desenvolver a consciência cívica da necessidade do País em apostar nestes domínios e despertar novas vocações profissionais para as carreiras no setor.
Quais os objetivos?
- Sensibilizar os jovens, prioritariamente entre os 6 e os 18 anos, para a importância estratégica da agricultura, do mundo rural, do ambiente e do desenvolvimento sustentável, para que, enquanto cidadãos, desenvolvam uma consciência cívica da relevância destes sectores e venham a apoiá-la ao longo da sua vida.
- Capacitar um número crescente de jovens para que venham a optar por carreiras profissionais na área da agricultura e conexas, fornecendo-lhes informação adequada sobre as potencialidades do setor, as necessidades de mão-de-obra e as características da oferta formativa, assim promovendo o espírito empreendedor a aplicar a estas áreas. De igual forma, desenvolver um trabalho paralelo com as famílias e os psicólogos de orientação profissional.
- Desenvolver uma estratégia de comunicação adequada e eficaz, nomeadamente ao nível das instituições de ensino superior e profissional do setor, tendo em vista a captação de mais jovens para a oferta formativa disponível. Simultaneamente, adaptar essa oferta formativa, não só às necessidades do setor, como também à cultura juvenil contemporânea e aos modelos pedagógicos mais modernos.
- Aproveitar a capacidade instalada e conhecimento adquirido ao longo de 23 anos pelo Forum Estudante na comunicação com jovens estudantes, de forma a concretizar estes objetivos.
Qual o público-alvo?
- O público-alvo prioritário desta iniciativa é constituído pelos jovens dos 6 aos 18 anos integrados nos 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade e no ensino secundário, o que corresponde, atualmente, a cerca 1.491.970 jovens.
- Associações de pais e associações de famílias, para que possam ser sensibilizadas para os objetivos deste programa.
- Psicólogos escolares e profissionais com responsabilidade na orientação profissional de jovens estudantes.
- Decisores, docentes e técnicos das instituições de ensino superior e ensino profissional que operam neste setor, num universo de 31 instituições identificadas que necessitam de comunicar com jovens estudantes.
Parcerias
Promotores
- Confederação dos Agricultores de Portugal
- Forum Estudante
Parceiros
- Instituições de ensino superior, com oferta formativa de ciências agrárias e congéneres
- Instituições de ensino profissional agrícola