Dar e Recebr
A CAP, a Entrajuda e a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome (FPBA) promovem em parceria o projeto Dar e Receber.
O Dar e Receber pretende promover a doação de produtos não alimentares e equipamentos a Instituições Sociais e Organizações não lucrativas, simplificando o processo e facilitando o contacto entre quem quer doar e quem precisa de receber, desta forma contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Os bens podem ser usados na própria Instituição à qual foram doados ou direccionados para famílias com necessidades especiais.
Doar bens é aqui fácil e rápido. Quem quer ajudar, pode fazê-lo com facilidade e, simultaneamente, dá uma nova vida a vários produtos, evitando o desperdício e reduzindo os impactos ambientais.
Valores
- Desenvolvimento Sustentável
- Solidariedade
- Dádiva
- Partilha
- Transparência
- Rigor
Como funciona
Com base numa plataforma informática que permite juntar quem precisa de receber e quem tem para oferecer, o site Dar e Receber disponibiliza um registo das ofertas de bens e equipamentos de particulares e empresas e das necessidades de Instituições Sociais, de Organizações não lucrativas e grupos informais.
1 Quem tem produtos com utilidade social e em bom estado para doar, disponibiliza-os na plataforma Dar e Receber.
2 Cabe às Instituições Sociais o contacto com os doadores e o encaminhamento dos bens para quem deles necessita.
3 As famílias apoiadas são sempre acompanhadas por uma Instituição, procurando que a ajuda faça parte de um projecto de autonomização.
Cada Espaço Dar e Receber possui um conjunto de entidades que lhe ficam associadas, de acordo com uma proximidade geográfica, e que nele se podem abastecer ou efetuar o pedido de produtos de que necessitem e que estejam disponíveis noutros Espaços da Rede Dar e Receber.
Quem são os parceiros da Dar e Receber?
- As Instituições de Solidariedade Social, que apoiam as pessoas carenciadas e precisam de produtos para satisfazer as respectivas necessidades;
- As Autarquias, que são a entidade pública mais próxima da realidade social de cada local e possuem responsabilidades na área social e que, por outro lado, dispõem de meios logísticos fundamentais (instalações, transportes, pessoal);
- Os doadores, particulares ou empresas que disponham de bens de que já não necessitem e que lhes pretendam dar um fim benemérito;
- A ENTRAJUDA, promotora do projecto.