Com a saída de Marta Temido e da sua equipa do Ministério da Saúde, o primeiro-ministro nomeou Manuel Pizarro para assumir essa tutela (desde 10 de Setembro), e três secretários de Estado, a que o Presidente da República deu posse, na passada sexta-feira.

Entre os três novos secretários de Estado, merece destaque a recuperação do cargo de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, entregue a um homem da confiança de António Costa e até agora presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.

Até ao momento, o primeiro-ministro tinha dispensado este cargo da composição do Executivo, dispondo apenas de dois secretários de Estado: Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e Tiago Antunes, secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

No entanto, esta foi sempre uma função de relevância no gabinete do primeiro-ministro, tendo sido ocupado por Mariana Vieira da Silva entre 2015-2019 e por Tiago Antunes entre 2019 e 2022.

Quanto ao novo Ministério da Saúde, o ministro Manuel Pizarro conta com Ricardo Mestre, como secretário de Estado da Saúde, e Margarida Tavares, na função de secretária de Estado da Promoção da Saúde.

A ex-ministra Marta Temido e os seus dois secretários de Estado, Lacerda Sales e Maria de Fátima Fonseca, anunciaram o regresso à Assembleia da República.


Fonte: Portal do XXIII Governo