Com esta missão, Jaime Piçarra passa a integrar o Grupo de Planeamento de Agricultura e Alimentação da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Especializado em economia agrária e sociologia rural, tem no cargo de secretário-geral da Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos para Animais (IACA) o seu principal desempenho, mas é também um comunicador e divulgador da importância do agroalimentar na geopolítica e na vida de todos os cidadãos, colaborando em alguns meios de comunicação.
“Os alimentos tendem a ser cada vez mais usados como arma de arremesso, e as questões agrícolas como moeda de troca nos acordos internacionais” sublinha este agrónomo que “ainda acredita que a política pode ser uma arte nobre para construir um mundo melhor e mais justo”.
Sobre temas prioritários como as alterações climáticas e a transição energética, defende “o equilíbrio entre as questões da agricultura e do ambiente, assumindo que nada está garantido – como vimos no início do conflito na Ucrânia”.
Enquanto perito da NATO ambiciona poder colocar o “tema da segurança do abastecimento alimentar na agenda política”, consciente de que o “agroalimentar deve ser prioritário na União Europeia e em Portugal”.
Fonte: Expresso Economia, 19/07/2024