A Portaria nº205-B/2022 (Diário da República nº157, 1ª série) cria um “apoio extraordinário a atribuir aos agricultores cujos efetivos pecuários foram afetados pelos incêndios ocorridos no território continental e regulamente as respetivas condições de atribuição”.

“Os produtores pecuários vão receber 500 mil euros para apoiar na aquisição de alimentação animal. Esta é uma prioridade do Ministério da Agricultura e Alimentação de modo a ajudar os agricultores a fazer face aos efeitos dos incêndios que provocaram a destruição de muitos dos pastos usados na alimentação dos animais das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos.

Os produtores pecuários, cujas explorações estejam nos territórios afetados pelos fogos rurais que atingiram o País, podem candidatar-se a este apoio extraordinário no Portal do IFAP (https://www.ifap.pt/), a partir do dia 17 de agosto.

Refira-se que este apoio, com uma dotação inicial de 500 mil euros, poderá sofrer um reforço caso seja necessário.

A presente ajuda vai permitir aos agricultores «fazer face ao inesperado e significativo aumento dos custos de produção, já que a supressão das pastagens requer que a alimentação dos animais seja agora assegurada pela aquisição de alimentos no mercado», referiu o Ministério da Agricultura e Alimentação.”


Fonte : Portal do XXIII Governo, 16/08/22, 15h15