O objetivo é criar um consenso em torno de uma nova perspetiva de médio prazo para a política comercial da UE, que responda a uma série de novos desafios globais e tenha em conta as ilações retiradas da crise do coronavírus. No comunicado de imprensa pode ler-se:
"Uma União Europeia forte precisa de uma política comercial e de investimento forte para apoiar a recuperação económica, criar empregos de qualidade, proteger as empresas europeias contra práticas desleais dentro e fora da UE e assegurar a coerência com as grandes prioridades nos domínios da sustentabilidade, das alterações climáticas, da economia digital e da segurança.....
A consulta abrange todos os temas relevantes da política comercial da UE, com especial destaque para ...:
- Construção de uma economia da UE resiliente e sustentável depois do coronavírus
- Reforma da Organização Mundial do Comércio
- Criação de oportunidades comerciais à escala global para as empresas e, em particular, para as pequenas e médias empresas.
- Maximização do contributo da política comercial para fazer face aos grandes desafios globais, como as alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável ou a transição digital
- Reforço das relações comerciais e de investimento com os parceiros comerciais estratégicos
- Melhoria das condições de concorrência e proteção das empresas e dos cidadãos da UE..."
Os resultados da consulta que decorre até 15 de Setembro de 2020 e a que se pode aceder através de a consulta pública em linha serão tidos em conta numa comunicação a publicar no final do ano.