O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, confirma que Estrasburgo vota na próxima quarta-feira (27 de Novembro) o colégio de comissários e anuncia que “se este voto for favorável, a Comissão Europeia pode iniciar o seu mandato a 1 de Dezembro, já com um mês de atraso face ao calendário tradicional”.
David Sassoli garantiu que a ausência de um comissário britânico não compromete a tomada de posse do novo Executivo e que todos os pareceres jurídicos produzidos pelo Parlamento Europeu, pela Comissão Europeia e pelo Conselho Europeu foram “absolutamente concordantes” sobre a possibilidade de constituição de uma Comissão com 27 membros.
“Todos os pareceres concordam que basta uma declaração do Conselho para que a Comissão se possa formar dessa maneira”, esclareceu Sassoli.
“Não seriamos tão imprudentes”, reforçou.
Termina hoje (22 de Novembro) o prazo dado ao Reino Unido para indicar um candidato sob pena de sofrer um processo do Tribunal de Justiça da União Europeia.
Porém, o Governo de Boris Johnson tem recusado esta decisão alegando a realização de eleições internas a 12 de Dezembro.