Seis novos secretários de Estado, cujas propostas de nomeação foram aceites pelo Presidente da República, tomam posse esta quarta-feira, pelas 18h00, em Belém, juntamente com os novos ministros das Infraestruturas, João Galamba, e da Habitação, Marina Gonçalves.
Carla Alves, atual diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, (desde 2018) vai ser nomeada secretária de Estado da Agricultura, substituindo nestas funções Rui Martinho que abandona as funções por motivos de saúde, de acordo com fonte oficial do Governo.
Natural de Bragança, licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, substituiu Manuel Cardoso na DRAP Norte em dezembro de 2018, tendo sido antes, a partir de 2007, diretora do Parque Biológico de Vinhais.
Carla Alves foi coordenadora da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (1995-2018), secretária técnica do Livro Genealógico da Raça Bísara (2007-2018), e vice-presidente da Federação Nacional de Raças Autóctones (2005-2018).
A tomada de posse desta tarde envolve a nomeação de dois ministros, João Galamba e Marina Alves, decorrente da separação do Ministério das Infraestruturas e Habitação em dois ministérios, e implica também uma remodelação na estrutura do Ministério do Ambiente e Ação Climática, liderado pelo ministro Duarte Cordeiro. Assim, as pastas até agora detidas por João Galamba, enquanto secretário de Estado do Ambiente e Energia e Clima, passam para Hugo Pires (secretário de Estado do Ambiente) e Ana Gouveia (secretária de Estado da Energia e Clima).
Os outros três secretários de Estado a empossar são:
- Frederico Francisco: Infraestruturas
- Fernanda Rodrigues (Habitação),
- Pedro Rodrigues (Tesouro)