No contexto das eleições europeias de 6 -9 de Junho, e no seguimento do Ano Europeu da Juventude 2022, a Comissão lançou um inquérito durante o mês de Abril para conhecer as intenção de voto dos jovens nas eleições europeias 2024-2029.

Na apresentação do Eurobarómetro, “(64%) jovens cidadãos da UE manifestaram a sua intenção de votar nas eleições europeias, enquanto 13% indicaram que não votarão, apesar de serem elegíveis.” Entre os restantes inquiridos enquadram-se categorias de eleitores não elegíveis (8%), aqueles que não têm a certeza sobre a sua elegibilidade ou intenção de ir às urnas (9%) e aqueles que preferiram não responder (5%).

A nível europeu cerca de 38% reconheceram que o voto é a ação mais eficaz para fazer ouvir a sua voz, porém 19% afirmam não estar interessados em política e 13% não estarem interessados em votar.

Em 24 (dos 27) Estados-membros, a maioria dos inquiridos confirmou a intenção de votar, sendo os números mais elevados na Roménia (78%) e em Portugal (77%).  Em sentido inverso surge Malta com a taxa mais baixa de eleitores prováveis (47%), a Letónia (46%), e o Luxemburgo (41%).

É em países como a Bulgária, Letónia, Luxemburgo, Malta e Países Baixos que o desinteresse é maior: mais de um em cada cinco dos inquiridos respondeu que não votará apesar de ser elegível (entre 21 e 31%).


Fonte: Boletim da Representação da Comissão Europeia em Portugal