O Grupo Operacional "GO Solo", liderado pela empresa Terraprima, em que a CAP é uma das entidades parceiras, teve como objetivo o desenvolvimento de um método expedito e de baixo custo para o mapeamento da matéria orgânica no solo (MOS) e para a análise do sequestro de carbono em pastagens.

O método desenvolvido no GO Solo utiliza a espectroscopia no visível e no infravermelho-próximo (VNIR), sensores de campo e imagens de satélite, apresentando-se como uma resposta eficaz para aumentar o volume dos dados e o consequente conhecimento dos agricultores, tanto no que respeita ao melhoramento da eficiência na gestão de pastagens, como à avaliação do sequestro de carbono no solo.

A Conferência final de divulgação dos resultados do GO Solo «Gestão do Pastoreio para a Sustentabilidade na Era da Transição Digital - Carbono & Biodiversidade» realiza-se em formato presencial, na próxima quinta-feira, 23 de Junho, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.

A iniciativa destina-se a agricultores, principais interessados na gestão da matéria orgânica no solo (MOS) e no sequestro de carbono, assim como aos técnicos que lhes prestam apoio.


PROGRAMA

14.30 - Receção/inscrição aos participantes
15.00 - Abertura
15.10 - Contabilização do sequestro de carbono em sistemas agroflorestais (Paulo Canaveira)
15.30 - GO-Solo - Mapeamento da matéria orgânica do solo com deteção remota (Nuno Rodrigues e Ricardo Teixeira)
15.55 - Intervalo para café

16.15 - GO-Fósforo - Fertilização do solo espacialmente diferenciada (Ivo Gama, João Serrano e Tiago Morais)
16.45 - GO-Silvpast - Pastoreio para restauro de sistemas florestais em regeneração (Vânia Proença e Inês Ribeiro)
17.10 - Encerramento

INSCRIÇÕES :

https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-gestao-do-pastoreio-para-a-sustentabilidade-na-era-da-transicao-digital-367664413157