O AgroBioTech é uma iniciativa resultante da parceria entre a Confederação dos Agricultores de Portugal e Associação Portuguesa de Bioindústria com o objectivo de criar uma estratégia comum para promover a modernização da produção agro-alimentar e florestal e a competitividade do sector, através do desenvolvimento de novos produtos diferenciados e de soluções para o aumento de rendimento e valorização de recursos.

Para avaliação das capacidades instaladas no país foi iniciado um estudo sobre a aplicação e a utilização da biotecnologia na agricultura, mapeando as iniciativas, produtos e modelos de negócio.

Numa primeira fase, o estudo mapeou e compilou os principais actores que desenvolvem soluções biotecnológicas aplicadas aos setores agrícola, agro-alimentar e florestal português, e caracterizou as soluções, iniciativas, produtos, modelos de negócio, barreiras e oportunidades de inovação biotecnológica aplicada a estes sectores a nível nacional.

Posteriormente, e após análise de toda a informação recolhida, foi elaborado um documento que reflecte uma posição conjunta e permite uma comunicação comum junto das autoridades nacionais com competências nesta área, com vista a aplicação das políticas e mecanismos que melhor contribuam o desenvolvimento e a incorporação desta inovação.

As conclusões deste estudo e a estratégia comum serão agora apresentadas no Colóquio que terá lugar no CNEMA, em Santarém, no dia 6 de Dezembro, pelas 14h30.


Inscrições gratuitas, mas obrigatórias em: INCRIÇÕES