O Ministério da Agricultura anunciou o lançamento pela EDIA do procedimento contratual para o fornecimento, instalação e licenciamento de quatro Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) junto a estações elevatórias da Rede Primária do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA), com um preço base do concurso de 45 milhões de euros.

“A energia será produzida pelos painéis fotovoltaicos instalados sobre estruturas flutuantes e dirigida para as Estações Elevatórias, que lhes estão dedicadas para autoconsumo. E, com uma potência instalada total de 52 MWp, as centrais ocuparão uma área com cerca de 42 hectares sobre a água, estimando-se que sejam necessários cerca de 100 mil painéis fotovoltaicos, os quais evitarão a emissão de aproximadamente 30 mil toneladas de CO2 por ano”, refere o comunicado.

Recorde-se que o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva tem já instaladas nove centrais fotovoltaicas em funcionamento, incluindo duas flutuantes, estando também a decorrer os concursos para a instalação de outras nove centrais (sendo cinco flutuantes). Segundo o comunicado, a energia obtida pelo conjunto destas centrais fotovoltaicas seria suficiente para abastecer cerca de 2/3 de toda a população do Baixo Alentejo.


Fonte: Ministério da Agricultura