Em breve, Portugal vai instituir um mercado voluntário de carbono que permitirá certificar projetos, em território português, que contribuam para a redução das emissões de gases com efeito estufa e para o sequestro de carbono. Alinhado com a proposta da Comissão Europeia para a certificação de remoções de carbono na UE, o diploma legal que vai estabelecer o mercado voluntário de carbono em Portugal encontra-se em consulta pública.
Pelo lado da procura, as entidades interessadas em compensar as suas emissões de carbono vão poder investir em "créditos de carbono" e, assim, compensar as suas próprias emissões, ou contribuir a favor da ação climática.
Pelo lado da oferta, o mercado voluntário de carbono em Portugal pode constituir uma oportunidade para os proprietários florestais e agroflorestais implementarem projetos de sequestro de carbono, com vista ao reconhecimento dos créditos de carbono e à sua transação.
Para promover o debate sobre o Mercado Voluntário de Carbono em Portugal para o sector agrícola, a CAP promove um webinar no dia 15 de março, pelas 10 horas, com o seguinte programa e oradores convidados:
PROGRAMA:
- Mercados de carbono: características, oportunidades e desafios, Engº Paulo Canaveira, IST
- Enquadramento jurídico dos mercados voluntários de carbono e a evolução esperada, Dra. Assunção Cristas, VdA
- Perspetiva do sector agro-florestal, Engº Frederico Barreira, Grupo JPBarreira e Engº Tiago Malhou da Costa, NOGAM
Por favor, inscreva-se aqui.
Após a inscrição, irá receber um e-mail de confirmação contendo informações sobre o modo de participar on-line.
Fonte: CAP