A Agência Espacial Europeia (ESA) alerta para as previsões de elevadas temperaturas na Europa neste mês de julho. As temperaturas já subiram acima dos 45 graus em várias regiões de Espanha e Itália, numa onda de calor que também atinge países menos habituados a temperaturas extremas, como a Alemanha ou a Suíça.
Em algumas regiões da Extremadura espanhola, região tradicionalmente quente e seca e que faz fronteira com Portugal, foram registadas temperaturas no solo superiores a 60 graus Celsius. No dia 11 de julho, as medições do Sea and Land Surface Temperature Radiometer (SLSTR), um
instrumento dos satélites Copernicus Sentinel-3, que permite a monitorização da temperatura global da superfície terrestre, confirmaram que a temperatura da superfície terrestre (LST) em algumas áreas de Espanha ultrapassou 60 graus.
Nos próximos dias, também em Itália são esperadas temperaturas que podem escalar para 42 graus em Roma e subir até aos 48 na Sicília e na Sardenha. Quanto a Portugal, a maioria do território tem beneficiado da proteção do anticiclone dos Açores, escapando a temperaturas extremas.
Segundo a ESA, a vaga de calor extremo que está a atingir a Europa é causada pelo anticlone Cerberus, vindo do deserto do Saara, fazendo disparar os termómetros em várias zonas da Europa Central e do Sul.
Fonte: https://www.copernicus.eu/en/media/image-day-gallery/scorching-heatwave-hits-spain