O COTHN, em parceria com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), organiza o 2º Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas no dia 3 de Junho na Escola Agrária de Santarém.
No final de 2013, ano em que a Lei nº 26/2013 transpôs para a legislação nacional a Diretiva europeia sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas, o COTHN-CC (Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências) realizou o 1ºColóquio «Que futuro para o Uso Sustentável dos Pesticidas».
Passados seis anos é oportuno recuperar o debate e o objetivo será, mais uma vez, aproximar o conhecimento científico, os centros de decisão e a produção.
A organização entendeu reunir diferentes áreas do conhecimento para falar sobre a inovação em proteção das plantas, os caminhos e o futuro no sentido da proteção da saúde e do ambiente, salvaguardando a segurança alimentar e garantindo a sustentabilidade agrícola.
O 2º Colóquio está organizado em 4 painéis, com 4 conjuntos de comentadores para cada temática:
Painel 1 – Proteção de plantas: que inovação para reduzir a dependência dos pesticidas
Painel 2 – Riscos para a saúde e segurança dos alimentos: disruptores endócrinos
Painel 3 - Riscos para o ambiente: contaminação dos solos, água e mortalidade das abelhas
Painel 4 – O mercado de pesticidas na Europa: novas soluções da homologação à aplicação.
Os temas abordados estão em linha com a política europeia e nacional e traduzem a preocupação da produção em particular e da sociedade em geral. Pretende-se sensibilizar e informar o setor, indo ao encontro das dificuldades no que respeita ao uso dos produtos fitofarmacêuticos.
Conheça o programa e a todos os detalhes do evento em
Fonte: COTHN-CC