O setor da cunicultura vive uma crise sem precedentes em toda a Europa, prevendo-se que possa desaparecer se não houver uma política comunitária de sensibilização para o consumo da carne de coelho.
Só na Península Ibérica, a produção deste alimento caiu 16%, em pouco mais de 10 anos, fruto de uma quebra constante do consumo da carne de coelho.
Ciente do risco de extinção desta atividade e das nefastas consequências económicas e sociais que daí advêm, a União Europeia foi sensível aos pedidos de apoio da ASPOC - Associação Portuguesa de Cunicultura e da INTERCUN – Organizacion Interprofisional Cunicola e aceitou financiar uma campanha de sensibilização para o consumo da carne de coelho na Península Ibérica nos próximos 3 anos.
Em Portugal, onde a carne de coelho ocupava tradicionalmente um lugar de destaque na dieta alimentar, o lançamento da campanha tem início no dia 28 de junho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, na presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, da Secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Helena Real, e dos membros da direção da ASPOC, entre outros convidados.
O Chef Hélio Loureiro e a filha, Bárbara Loureiro, orientarão o showcooking de lançamento desta iniciativa, num claro apelo à necessidade de passagem de testemunho geracional desta tradição da dieta mediterrânica.