Procurando dinamizar o negócio num momento extremamente difícil de escalada de preços e de seca, 46 empresas e associações integram a comitiva da Portugal Fresh na Feira Internacional Fruit Atration, um dos maiores eventos do setor, ocupando uma área de 575 metros quadrados.
A Portugal Fresh regressa à Fruit Atraction em Madrid num cenário extremamente difícil para o sector agroalimentar com “a maior subida de sempre nos custos da energia, combustíveis, fertilizantes e outras matérias-primas”, ao mesmo tempo que “a seca extrema que tem afetado o país de norte a sul está a prejudicar a produtividade e os calibres da maioria das frutas e legumes” refere o comunicado divulgado pela Agência Lusa.
"A promoção internacional pode contribuir para valorizar a produção e ajudar as empresas a diversificarem destinos para os seus produtos. Contudo, é necessária uma distribuição mais justa do valor na cadeia agroalimentar, com a indústria e o retalho. Os agricultores têm que ser mais bem remunerados a fim de serem competitivos”, alerta Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, no citado comunicado da Lusa.
Espanha é o maior comprador de frutas, legumes e flores portugueses, concentrando 29% do valor exportado, seguindo-se a França, Holanda, Alemanha e o Reino Unido.
No primeiro semestre de 2022, as exportações nacionais de frutas, legumes e flores aumentaram 16%, somando 939 milhões de euros, tendo crescido 14% em volume, para quase 805 mil toneladas.
Fonte: Agência Lusa, 30/09/2022