A capital espanhola acolhe, entre 8 e 10 de Outubro, este certame internacional dedicado à hortofruticultura, que com 10 pavilhões, mais de 2.000 expositores e 56 países, se transforma numa plataforma de comercialização de produtos frescos e ponto de encontro entre os principais players do sector mostram o melhor da inovação, qualidade e diversidade.

Portugal está presente num espaço de 700 metros quadrados, com uma representação “histórica” composta por 54 empresas, associações e parceiros reunidos, numa ação conjunta promovida pela Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, que participa na Fruit Attraction desde 2011.

A participação portuguesa tem como grande objetivo maximizar o valor da produção e procurar canais e soluções com valor acrescentado, num momento em que os mercados internacionais são um pilar fundamental do negócio das empresas e na promoção das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores.

Dados da Portugal Fresh confirmam que no primeiro semestre de 2024, as vendas internacionais ultrapassam os 1,18 mil milhões de euros, “uma subida de 13,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior»”, tendo a meta dos “2 mil milhões de euros de exportações anuais” sido ultrapassada há dois anos e consolidada o ano passado. Nesse período, Espanha foi o principal destino das exportações portuguesas de frutas, legumes e flores, seguida de França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido, sendo que estes cinco mercados concentraram cerca de 74% do valor das exportações nacionais. “Agora, é preciso que este esforço das empresas seja acompanhado pelas nossas instituições governativas, quer de Portugal, quer da União Europeia”, afirma o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.


Fonte: Portugal Fresh