A Portugal Fresh escolheu a AGROGOBAL para apresentar o seu mais recente projecto de internacionalização que, com a duração de dois anos e um investimento de 1,56 milhões de euros, tem como meta atingir os 2.500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
A Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores anunciou missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor. As missões empresariais e ações de prospeção vão arrancar em 2024 e têm como foco os mercados dos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia (em 2025).
O projeto contempla a presença nas principais feiras internacionais da União Europeia, onde os maiores compradores de frutas e legumes do mundo convergem para encontrar os melhores fornecedores. Estas ações que funcionam como plataforma de negociação com os 136 países para onde são exportados os produtos portugueses, são uma prioridade para a Portugal Fresh que levará empresas nacionais à Fruit Attraction (2023 e 2024), à Fruit Logistica (2024 e 2025) e à IPM Essen (2024 e 2025).
O Projecto é apoiado pelo Portugal 2030 e prevê um investimento global de 1,56 milhões de euros, verba financiada em 48,8% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
Em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros. E, entre janeiro e junho de 2023, as vendas internacionais cresceram 8,3%, superando 1.000 milhões de euros, o que aconteceu pela primeira vez num primeiro semestre. Para a Portugal Fresh, os números alcançados são "o resultado de mais de uma década de investimento, não só na promoção internacional, mas também em inovação, tecnologia e sustentabilidade".
Fonte: Portugal Fresh