Defender a modernização urgente de perímetros de rega e a criação de novas reservas de água, apostar na diversificação de mercados, atingir a média europeia da produção organizada em 2030 e defender mais investimento no setor agroalimentar são algumas das metas estratégicas da Direção agora eleita, que tem a seguinte composição:
DIREÇÃO
Presidente - Gonçalo Santos Andrade foi reeleito presidente
Vice-presidentes - João Manuel Alves, da Lusopera, Luís Mesquita Dias, da Summer Berry, Tiago Malhou da Costa, da Nogam, e Vítor Araújo, da Kiwigreensum.
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Domingos dos Santos, da Frutoeste
Vice-presidente - Gilberto Franco, da Extrafrutas
Vogal - Hélio Ferreira, da Granfer
CONSELHO FISCAL
Presidente - Aristides Sécio, da Coopval
Vogais - Rodrigo Vinagre, da Torriba, Gonçalo Pereira, da VGT Portugal
A Direção eleita sublinha que “só com um forte espírito de equipa e um trabalho profissional será possível conseguir maximizar o retorno à produção, valorizando a diferenciação e qualidade dos nossos produtos”.
Promover o consumo no mercado interno é uma das metas, mas sem esquecer a importância de abrir mercados em geografias estratégicas. “O valor das exportações do sector continua a crescer e, entre janeiro e outubro, registou um aumento de 11,2 % em valor e um decréscimo de 5,2% em quantidade.”
O valor por quilo aumentou 17,3% e a Direção da Portugal Fresh prevê que as exportações alcancem os 2.200 milhões de euros em 2023. “Temos neste momento 8 mil milhões de consumidores e, em 2030, teremos 8,5 mil milhões. Há que produzir mais e depender menos de importações”, defende.
Entre as áreas estratégicas definidas pela Direção, estão as ações de promoção internacional e o reforço da ligação estreita à AICEP e embaixadas. A diversificação de mercados, como a China, a Índia e a Indonésia, será outra das prioridades e a Portugal Fresh fará pressão junto do Governo para a abertura de mais mercados.
A criação de uma interprofissional para o setor (organização que junta os agentes da produção, da transformação e/ou da comercialização) mantém-se como grande objetivo.
Fonte: Portugal Fresh