Foi apresentado na última reunião da PARCA, a Plataforma para a Avaliação das Relações na Cadeia Agroalimentar, o Observatório de Preços Agroalimentar anunciado como um instrumento de reforço da transparência e eficiência do processo de comercialização de produtos agroalimentares.

De acordo com o Despacho 12209/2022 de 6 de outubro das áreas governativas da Agricultura e Alimentação e da Economia e do Mar, tem por missão a monitorização eficaz dos preços dos produtos selecionados e dos custos ao longo da cadeia de abastecimento agro-alimentar.

Através da recolha e análise de informação ao nível da estrutura de custos, preços e margens de valor da cadeia agro-alimentar, o Observatório pretende reforçar a transparência do processo de comercialização através de um maior conhecimento e acompanhamento das nove fileiras: Azeite, Carne de suíno, Carne de aves, Cereais, Frutas, Hortícolas, Laticínios, Ovos e Pescado.

De acordo com os responsáveis políticos, o Observatório vai permitir potenciar o conhecimento e acompanhamento da cadeia agro-alimentar, incrementar a competitividade do setor agro-alimentar. “Queremos identificar os principais fluxos e pontos ao longo da fileira para recolha de informação sobre os custos da actividade e a caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas e, com isso, dar suporte à formulação das políticas no setor agro-alimentar” explicou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Saiba mais em:

https://observatorioagroalimentar.gov.pt/




.