Tendo por base a legislação europeia sobre esta matéria (Regulamento nº1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho), a 2ª edição do Guia de Informação ao Consumidor foi validada pela Direcção-geral de Alimentação e Veterinária e aborda questões como as menções obrigatórias, a rotulagem nutricional, de origem e de alergénios, através de uma linguagem simples, com base em esquemas facilitadores e exemplos.
Destinado a todos os operadores da área alimentar, o Guia é um documento de trabalho fundamental onde se encontra um conjunto de orientações práticas sobre as regras de rotulagem dos alimentos, que são colocados no mercado.
“A crescente consciencialização dos consumidores pelas questões relacionadas com a alimentação saudável é, hoje em dia um factor determinante nas suas escolhas alimentares, aumentado assim o interesse pela informação disponível nos rótulos dos géneros alimentícios. O sector do retalho alimentar, enquanto elo da cadeia alimentar mais próxima do consumidor, conhece bem o quanto a rotulagem alimentar é uma ferramenta fundamental para que os consumidores realizem as escolhas mais adequadas no momento da compra.
Neste sentido, a APED e a FIPA, enquanto representantes do sector alimentar do lado da distribuição e da indústria, uniram esforços na revisão deste Guia, com o objectivo de facilitar a informação dos consumidores, tornando assim as suas escolhas mais adequadas às suas necessidades e preferências, melhorando deste modo a sua tomada de decisão e conveniência”, esclarece Gonçalo Lobo Xavier, Director-geral da APED.
O Guia está disponível para download em www.fipa.pt