O Movimento “Unidos Contra o Desperdício” lembra que 1/3 da produção alimentar mundial é desperdiçada e 17% da comida é deitada fora ainda antes de chegar aos consumidores.

São números que impressionam sobretudo se pensarmos nos recursos envolvidos na respetiva produção e no número de pessoas com fome que poderiam ter acesso a estes alimentos.

É fundamental que o combate ao desperdício seja um conceito integrante de toda a sociedade, seja das pessoas, seja das empresas, seja dos poderes públicos e se transforme num compromisso com as gerações futuras.

Estima-se que 40% do desperdício alimentar ocorre a nível doméstico pelo que o envolvimento das famílias é essencial no seu combate.

Por isso tome nota das 10 dicas apresentadas pelo Unidos Contra o Desperdício que exigem pequenas mudanças, mas podem gerar grandes reduções do desperdício:

1. Planeie as refeições e elaborar uma lista de compras antes de ir ao supermercado.

2. Cozinhe apenas as quantidades necessárias para o número de pessoas que vão consumir a refeição.

3. Coloque os produtos com data de validade mais curtas à vista no frigorifico.

4. Comece por utilizar os hortícolas e as frutas mais maduras e só depois as mais verdes.

5. Utilize a fruta madura para preparar batidos de fruta ou purés de fruta.

6. Se tem sobras, invente ou procure receitas que permitam o reaproveitamento.

7. Congele a comida confecionada que sobrar ou guarde-a no frigorífico em recipientes apropriados para ser consumida no dia seguinte.

8. Aproveite a água da cozedura dos legumes para a sopa.

9. Use a casca de alguns produtos hortícolas ou frutas (cebola, limão, laranja, curgete, etc.) para fazer chá ou compotas.

10. Partilhe as sobras com amigos, vizinhos, familiares.


SAIBA MAIS EM: https://unidoscontraodesperdicio.pt/