A diversidade e a variedade dos méis portugueses, associada à sua qualidade, tornou este Concurso numa montra para este produto agroalimentar, o qual tem cada vez mais importância na alimentação dos portugueses, na promoção dos territórios rurais e da sua economia, representando também como um valor acrescido para o país através das exportações.
A FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal tem vindo a melhorar o regulamento do Concurso, nomeadamente pela introdução de classes de origem floral que tem permitido a validação dos méis entre os seus pares.
Este ano lança a categoria de «Mel proveniente região insular: Açores e Madeira» abrindo espaço ao segmento de méis que pela extraordinária e específica flora predominante nas regiões autónomas dos arquipélagos dos açores e da Madeira a par das condições particulares de produção se diferenciam dos méis continentais e se vem afirmando nos mercados.
Mantém também os preceitos de avaliação como o número mínimo de amostras por classe e a nota mínima para valorizar efetivamente o que é distinto e de qualidade superior.
A participação está dependente da formalização de inscrição até 28 de Fevereiro 2022.
Qualquer pedido de esclarecimento adicional deve ser dirigido por correio eletrónico para apinfo@fnap.pt.