Organizado pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, e aberto à participação de entidades particulares, instituições públicas ou privadas, o Concurso para Árvore Portuguesa 2023 recebeu 39 candidatas, das quais o júri selecionou 10, que se encontram agora ao dispor para votação online em: https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote
Nesta seleção foram eleitas árvores com diferentes funções, salientando o papel da árvore em termos produtivos - castanha, madeira e outros frutos – mas também o seu papel nos meios urbanos, com árvores ornamentais. Todas elas são importantes para a sociedade e para o desenvolvimento sustentável do nosso país, em termos económicos, ambientais e sociais.
As 10 árvores a votação são:
Azinheira de Alportel (Faro), Carvalho de Calvos (Póvoa de Lanhoso), Castanheiro Gigante de Guilhafonso (Guarda), Eucalipto de Contige (Viseu), Metrosídero (ou Árvore de Fogo) em Mafra, Oliveira de Casais de São Brás (Santarém), Oliveira dos Faraós em Mouriscas (Abrantes), Oliveira Milenar de Lagoa, Oliveira Real em Pedras d’El Rei (Tavira), e Plátano do Palácio de Anadia em Mangualde.
No primeiro trimestre de 2023 realizar-se-á o 11º Concurso Árvore Europeia do Ano - Tree of the Year, uma iniciativa criada em 2011, onde 16 países celebram a Natureza através das suas Árvores mais emblemáticas, orgulhosas representantes da herança cultural de cada povo/região
As árvores portuguesas têm sido motivo de orgulho em edições anteriores, onde já conquistaram o 1º lugar, no ano 2018 com o “Sobreiro Assobiador”, e dois 3º lugares nas edições de 2019 e 2022 com a “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro” e a “Sobreira Grande”, respetivamente.
O período de votação online decorrerá até às 23h59 do dia 5 de Janeiro. O anúncio do vencedor será realizado no dia 6 de janeiro de 2023.
Pode ver as histórias das dez árvores a concurso e votar em: https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote
Fonte: UNAC