Depois de, em 2020, o Portugal Exportador se ter realizado de forma 100% digital, a 16a edição regressa ao formato presencial, com o objetivo que distingue este projeto desde o primeiro ano: ajudar milhares de empresas e empresários a chegar a novos mercados e a iniciar os seus processos de exportação. O Portugal Exportador é, assim, um verdadeiro local de networking, com um programa dedicado a temas de relevância para as exportações portuguesas, através de conferências, cafés temáticos, reuniões B2B e Web-Buyers. É um dia inteiramente dedicado à troca de contatos, com a possibilidade de concretizar novos negócios e conhecer potenciais clientes nacionais e internacionais, com a presença de empresas, PME’s, startups, Câmaras de Comércio e Embaixadas.


Nesta 16a edição, o grande destaque vai para os temas dos workshops. Sustentabilidade e Comércio Internacional é um deles, um tema que pretende dar a conhecer as melhores práticas das empresas que lideram em sectores estratégicos bem como as tendências internacionais que marcarão o futuro da sustentabilidade. Outro dos temas é Reindustrialização da Europa, que se foca nos instrumentos de apoio da União Europeia ao sector industrial, formas de diminuir a dependência das cadeias de distribuição internacionais, bem como os melhores case studies na redução de custos operativos.


Qual a melhor estratégia de abordagem a mercados? é outro dos temas dos workshops, que aborda os múltiplos fatores a ter em consideração na escolha de um mercado de exportação. O quarto tema prende-se com o E-commerce e Marketing Digital, que abordará como escolher a melhor plataforma de venda, seja através de marketplaces ou de lojas online próprias e como fortalecer e diversificar a presença nos mercados internacionais, numa altura em que se estima que, em 2040, cerca de 95% das compras sejam feitas através do comércio eletrónico.


Este evento faz parte da missão da Fundação AIP em prestar apoio às pequenas e médias empresas que queiram iniciar e/ou diversificar o seu processo de internacionalização, fornecendo-lhes o local e os contactos para uma possível concretização de negócios.


Em 2020, apesar de ter sido uma edição totalmente digital, os dados foram positivos: o Portugal Exportador contou com 1425 participantes, 1100 pessoas a assistir as conferências em direto via Youtube, 250 reuniões realizadas através de videochamada, 1286 contactos efetuados e 3748 mensagens trocadas.


A CAP apoia a iniciativa e o Presidente da Confederação estará presente na sessão de abertura.


www.portugalexportador.pt