O Congresso Internacional Pinea Spot vai reunir durante três dias os membros da comunidade científica, técnicos, gestores e produtores florestais para uma partilha de conhecimento sobre esta emblemática espécie mediterrânica de elevado valor económico e vasta sensibilidade às alterações climáticas.

O pinheiro-manso é uma espécie distribuída na zona norte e oriental do Mediterrâneo, de Portugal à Síria e também ao longo de algumas áreas costeiras do Mar Negro. O seu grande valor económico reside na sua semente - o pinhão, produto de elevado valor nutritivo e organolético. No entanto, as florestas de pinheiro-manso são sistemas multifuncionais com importantes funções ambientais (combate à desertificação e promoção da biodiversidade), de produção lenhosa (madeira e biomassa para energia) e não lenhosa (pastagens, resina e casca). Devido à sua importância económica, novas plantações têm surgido na América do Sul, nomeadamente no Chile e na Nova Zelândia.

Em Portugal, embora represente apenas 6% da floresta portuguesa, entre 2005 e 2015 a sua área aumentou 20,7mil hectares, tendo sido a espécie que registou maior aumento a seguir ao eucalipto.

A fileira do pinheiro-manso enfrenta novos e complexos desafios climáticos e económicos sendo este o momento certo para Congresso Pinea Spot, que surge sete anos depois do AGROPINE – 2nd International Meeting on Mediterranean Stone Pine for Agroforestry, que teve lugar em Oeiras e que contou com cerca de 100 participantes, entre investigadores, técnicos, gestores e produtores florestais.

Nestes sete anos foram desenvolvidos vários projetos a nível nacional e internacional sobre pinheiro-manso, tendo chegado a hora de discutir e refletir sobre os resultados obtidos, identificar lacunas no conhecimento e estabelecer novas prioridades na investigação e na gestão florestal. Compreender a vulnerabilidade destes sistemas florestais e os seus mecanismos de adaptação, dar a conhecer inovações na silvicultura e na gestão sustentável do pinheiro-manso, refletir sobre a evolução dos mercados e a valorização de outros produtos/serviços são alguns dos temas que serão abordados e discutidos neste congresso.

Mais informações em: https://pineaspot-congress2023.pt/

 

Fonte: UNAC