As perspetivas agrícolas da União Europeia, publicadas uma vez por ano, apresentam as perspetivas para os principais mercados agrícolas da UE até 2035. Baseiam-se num conjunto de pressupostos relativos às condições macroeconómicas, ao ambiente fixo da política agrícola e comercial e à evolução do mercado internacional, com base nas últimas previsões da OCDE – Perspetivas da FAO.

As projeções correspondem às tendências médias que se espera que os mercados agrícolas sigam num determinado ambiente macroeconómico, se as políticas permanecerem inalteradas.

Dentro deste enquadramento, o documento perspetiva que nos próximos anos a multiplicação de eventos climáticos extremos vai continuar a impactar o crescimento da produtividade agrícola sobretudo em culturas especializadas, afetando a quantidade e a qualidade das produções de azeite, vinho, tomate, maçã, pêssego e nectarinas.

Sob uma crescente pressão da sociedade, admite-se a diminuição do consumo de carne de bovino e de porco, de açúcar e de vinho.


Consulte o documento: Perspetivas Agrícolas da UE para 2023-2035