O PEFC Portugal integra o movimento de certificação internacional – PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) com 51 esquemas nacionais reconhecidos e mais de 300 milhões de hectares de floresta certificada, representando dois terços da área florestal certificada globalmente.
Através da certificação florestal regional, o PEFC disponibiliza aos proprietários e gestores florestais, um mecanismo inovador de participação que permite, independentemente da sua natureza ou dimensão, evidenciar que as suas áreas florestais são geridas de forma ecologicamente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável.
Esta sessão contribuiu para uma melhor compreensão pública da relevância da certificação regional e as vantagens da promoção de 5 Certificados Regionais coincidentes com as regiões plano de Portugal, NUT II.
Foram abordados os mais recentes desenvolvimentos, de enquadramento e implementação da certificação em contexto rural e urbano, incluindo as iniciativas europeias PEFC para a certificação de parques urbanos e Trees outside Forests.
A certificação florestal assume particular importância, no momento particular coletivo, de rápida mudança do clima, drásticas alterações do uso do território e da sua população.