A língua azul ou febre catarral ovina é uma doença epizoótica de etiologia viral que afeta os ruminantes, com transmissão vetorial, incluída na lista de doenças de declaração obrigatória nacional e europeia e na lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A 6 de Novembro de 2020 foi confirmada a existência de um foco de serotipo 4 do vírus da língua azul no concelho de Faro, resultantes da investigação de suspeitas clínicas, tendo sido confirmados mais focos e suspeitas clínicas na região do Algarve.

Perante este facto a Direção Geral de Alimentação e Veterinária publicou o Edital nº 54, em 12 de Novembro, que estabelece uma nova área de vacinação obrigatória contra o serotipo 4 da língua azul, tendo em conta a recente confirmação de focos deste serotipo na região do Algarve, com a consequente adequação das regras de movimentação animal.

O último resultado positivo do serotipo 4 da língua azul tinha ocorrido em Novembro de 2018 e dado terem decorrido dois anos desde a última evidência de circulação viral, Portugal tinha intenção de se declarar agora livre deste serotipo, face à situação epidemiológica tal não será possível.

A vacinação obrigatória do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução tem sido a medida mais eficaz para controlar a doença, aconselhando-se ainda a vacinação dos restantes animais das espécies sensíveis.

Conheça o Edital nº 54 em:

http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV

Página principal >> DOENÇAS DOS ANIMAIS >> Língua Azul)

Fonte: Direção Geral de Alimentação e Veterinária