O serotipo 4 da febre catarral ovina já tinha atingido o Alentejo, os distritos de Santarém, Setúbal, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu. A confirmação da doença no distrito de Bragança levou à publicação do Edital nº73 da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. É a primeira vez que a doença da língua azul é detetada nesta região do país.

O Algarve é a única zona afetada por serotipo 1 e por serotipo 4 deste vírus.

Tendo em conta as condições meteorológicas atuais e as previsões para as próximas semanas, extremamente favoráveis à persistência do vetor transmissor da doença, a DGAV prevê uma elevada possibilidade de aparecimento de novos focos da língua azul, tanto em áreas já afetadas pela doença como em novas áreas anteriormente livres desta doença.

Neste sentido é necessário readaptar as áreas livres e afetadas pela língua azul em Portugal, deixando de reconhecer áreas indemnes da doença no território Continental.

A vacinação contra o serotipo 4 do vírus da língua azul é obrigatória para os ovinos existentes nos distritos e concelhos indicados na TABELA 1, mediante a primovacinação ou revacinação anual com vacina inativada, do efetivo ovino reprodutor adulto e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos 3 meses de idade.

TABELA 1  

Região/DSAVR

Distritos

Concelhos

NORTE

Bragança

Torre de Moncorvo

CENTRO

Castelo Branco

Todos

Aveiro

Arouca



Coimbra

Arganil

Cantanhede

Montemor-o-Velho

Oliveira do Hospital

Tábua

Vila Nova de Poiares




Guarda

Aguiar da Beira

Almeida

Fornos de Algodres

Guarda

Gouveia

Sabugal

Seia




Viseu

Carregal do Sal

Castro Daire

Mangualde

Nelas

Oliveira de Frades

Tondela

Viseu

Vouzela

LISBOA E VALE DO TEJO

Santarém

Todos

Setúbal

Todos

ALENTEJO

Todos

Todos


Fonte: DGAV, Edital nº 73, 24/10/2022