A publicação do INE apresenta uma análise exploratória da população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal, baseada nos resultados dos Censos 2021 - XVI Recenseamento Geral da População - VI Recenseamento Geral da Habitação.
No capítulo 1 é desenvolvida uma análise estatística descritiva das principais características demográficas da população estrangeira, apresentando-se igualmente a sua evolução e distribuição geográfica.
O capítulo 2 privilegia a análise das principais características sócio-ecónomicas da população estrangeira com especial enfoque no nível de escolaridade, no principal meio de vida e na religião.
A condição perante a atividade económica e os principais aspetos relativos ao mercado de trabalho para a população de nacionalidade estrangeira são explorados no capítulo 3.
A análise apresentada no capítulo 4 descreve o enquadramento familiar da população de nacionalidade estrangeira, evidenciando as principais características da organização familiar deste grupo populacional.
O capítulo 5 apresenta a caracterização das condições habitacionais da população de nacionalidade estrangeira, destacando-se a análise do regime de propriedade do alojamento e do índice de lotação.
Esta publicação constitui o segundo número da série de estudos publicada pelo INE, no âmbito dos Censos 2021, que procura explorar algumas das temáticas censitárias mais relevantes ao nível da população, dos agregados familiares e da habitação. O primeiro estudo foi dedicado as dificuldades sentidas pelas pessoas com incapacidades.
Fonte: Instituto Nacional de Estatística. Censos 2021. O que nos dizem os Censos sobre a população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal, Lisboa, INE, 2022.
Disponível em: https://www.ine.pt/xurl/pub/66196836>