A Vespa Velutina, vulgarmente denominada Vespa Asiática, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia, e encontra-se disseminada no Norte e Centro de Portugal, tanto em zonas rurais como urbanas.

A sua presença no país foi confirmada em 2011 e podem ser observados grandes ninhos, albergando centenas de vespas, localizados sobretudo em árvores e estruturas construídas.

O principal impacto desta praga é a predação das abelhas, podendo, no entanto, quando perturbada, representar um risco para as pessoas.

 

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO:

MÓDULO I – A vespa velutina

MÓDULO II – Sistemas de vigilância

MÓDULO III – Comunicação de suspeitas (plataforma SOS VESPA) MÓDULO IV – Métodos de destruição.

DESTINATÁRIOS:

- Técnicos dos vários organismos da Administração Central e da Administração Local do Estado – DGAV; INIAV; ICNF; DRAP; Câmaras Municipais (nomeadamente GTF - Gabinetes Técnicos Florestais e Serviços Municipais de Proteção Civil);

- Técnicos de organizações de apicultores (associações, sociedades, cooperativas); de caça; de produtores florestais;

- Elementos do SEPNA/GNR (incluindo operadores da linha SOS Ambiente); Bombeiros; Guardas de Recursos Florestais; Vigilantes da Natureza; Sapadores Florestais.

INSCRIÇÕES:

Os interessados em participar devem proceder à inscrição até ao dia 19 de Julho através do e-mail: formacao.especializada@dgav.pt

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

Pólo de Formação em Constância

Rua dos Bombeiros Voluntários, nº1, 1.º

2250-028 Constância

(Lat: 39º28'40.24"N Long: 8º20'12.60"O)