Ciente dos crescentes desafios que se colocam à fileira dos cereais, a ANPROMIS, ANPOC e AOP, em conjunto com a CAP, promoveram na AGROGLOBAL a Conferência Internacional «Produção de Cereais ao nível Mundial».
As três organizações de carácter nacional, associadas ao seus centros de competências: ANPROMIS/Inovmilho (milho), a ANPOC/Cerealtech (cereais praganosos) e o COTARROZ (arroz), estiveram também presentes com um stand visitado pelos cerca de 20 mil participantes do evento.
Após o encerramento, as três organizações emitiram uma nota de imprensa conjunta onde realçam a capacidade de união e de mobilização da fileira, mas sobretudo a importância em garantir condições para a produção de cereais em Portugal. “A necessidade do nosso país possuir uma produção de cereais que lhe permita garantir uma capacidade de auto-aprovisionamento que não coloque em causa a nossa soberania alimentar é por todos reconhecida e esteve na origem da aprovação em 2018 da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais”, referem.
“Os cereais são, por excelência, a principal fonte de energia que o organismo necessita para realizar as suas actividades diárias. Entre os nutrientes contidos nos cereais que fazem bem à saúde estão vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono. As diversas utilizações que os cereais podem ter, na alimentação humana ou animal, fazem com que a sua produção seja imprescindível no abastecimento da nossa agro-indústria, suprindo parte importante das suas necessidades de fornecimento ao longo do ano”, conclui o comunicado.
A Conferência Internacional está disponível em:
https://www.youtube.com/live/9agCy792OwQ?feature=shared
Fonte: Nota de Imprensa ANPOC, ANPROMIS, COTARROZ