Realiza-se no dia 15 de maio, em Elvas, no âmbito do Dia do Agricultor, uma sessão de apresentação da “Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais”, o documento coordenado por Luís Souto Barreiros, que contou com o envolvimento, entre outros, da ANPOC, ANPROMIS e AOP.
Considerando que o grau de aprovisionamento de cereais em Portugal é um dos mais baixos da União Europeia, apenas ultrapassado por países como Chipre, Malta e Holanda, urge conhecer e implementar medidas que contrariem este panorama.
A cultura de cereais sofreu em Portugal alterações profundas nas últimas décadas, nomeadamente no seguimento da adesão à então CEE e a consequente integração na PAC.
A superfície cultivada com cereais ocupava no final dos anos 80, cerca de 900 mil hectares, aproximadamente 10% do território nacional. Essa área tem vindo gradualmente a diminuir, sendo que em 2017, rondava os 260 mil hectares.
A produção também diminuiu, embora de modo menos pronunciado: de 1,65 milhões de toneladas, na década de 80, passou para 1,1 milhões, em 2017.
A inovação tecnológica que os agricultores introduziram permitiu multiplicar por 2,5 a produtividade média das culturas cerealíferas, o que constitui um marco assinalável.
O setor dos cereais, que representa mais de 10% das importações alimentares e mais de 30% das importações agrícolas, deve dar um contributo para a obtenção do equilíbrio da balança comercial agrícola, que o Governo se propõe atingir no horizonte de duas legislaturas.
A aposta no setor dos cereais permitirá igualmente o combate ao abandono e despovoamento de zonas rurais, o melhor ordenamento do território e uma gestão ambiental mais adequada.
A comemoração do Dia do Agricultor, em Elvas, inclui ainda um painel sobre a “Adaptação às Alterações Climáticas” e a sessão de assinatura do Protocolo de Cooperação entre o INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) e a Câmara Municipal de Elvas, sendo encerrada pelos ministros da Agricultura, Capoulas Santos, e da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor.