A Inovação constitui, reconhecidamente, um dos principais desafios do sector agroflorestal nacional para as próximas décadas. Cientes desta realidade, doze Centros de Competências decidiram, uma vez mais, marcar presença na Feira Nacional de Agricultura 2021.
O grupo esta reunido num stand conjunto que todos os interessados devem visitar para contactar com as atividades desenvolvidas por estes Centros de Competência.
A iniciativa constitui um claro sinal de forte dinâmica e unidade em torno de uma temática determinante para a competitividade do sector, e será complementada com a Conferência «Inovação - Que desafios para o sector agroflorestal nacional?» na manhã de 9 de Junho, em formato online e presencial. As inscrições são gratuitas.
Um ano passado sobre a apresentação da agenda Terra Futura por parte do Ministério da Agricultura, a concertação de uma Estratégia entre a administração e os agricultores nacionais, representados nos diversos Centros de Competências existentes, afigura-se fundamental para atingir os objetivos propostos neste documento, em prol de um sector agrícola e florestal mais dinâmico e competitivo.
Os Centros de Competências são estruturas que agregam os produtores, a indústria, o sistema científico e tecnológico nacional e as autarquias, e cujo desempenho tem contribuído para alcançar a necessária competitividade e sustentabilidade socioeconómica do sector agro-florestal nacional, revelando-se fundamentais na transferência de conhecimento entre os centros de investigação e os produtores nacionais.
Conferência «Inovação - Que desafios para o sector agroflorestal nacional?» realiza-se na quarta-feira, dia 9 de Junho, na Sala Ribatejo, entre as 9h30 e as 11horas. As inscrições nesta iniciativa são gratuitas, mas obrigatórias até dia 7 de Junho, através do link.