Focos do “Caracol Maçã” (Pomacea insularun) foram detetados em Espanha e França, respetivamente no rio Ebro, na região da Catalunha, e numa área húmida da Comuna de Fréjus, territórios onde estão a ser tomadas medidas fitossanitárias de irradicação.
A Direção-geral de Alimentação e Veterinária apela aos produtores de arroz que notifiquem as suas Associações ou Direções Regionais de Agricultura, ao menor caso de suspeita desta praga (adultos, juvenis ou ovos) e relatem qualquer caso suspeito, considerando inclusive o envio de fotografias para prospeccão@draplvt.pt
A DGAV tem um Plano de Contingência, ativo desde 2016, que pode ser consultado no respetivo site:
www.dgv/fitossanidade/sanidadevegetal/planos fitossanitários
No âmbito da União Europeia, desde 2012 que estão estabelecidas medidas comunitárias destinadas a evitar a introdução e propagação de género Pomacea (constituído por várias espécies de caracóis).
A espécie é originária da América do Sul, Central e Região do Caribe, e considerada uma das espécies invasoras mais prejudiciais do mundo, pela sua voracidade e alta taxa de reprodução.
Os principais hospedeiros desta espécie invasora são o arroz e os vegetais que possam ser cultivados em água ou em solo permanentemente saturado com água, podendo, no caso do arroz, destruir 90% da cultura.