O Concurso Árvore Europeia do Ano (Tree of the Year 2020) realiza-se desde 2011, celebrando nesta ocasião a sua 10ª edição. Trata-se de uma iniciativa que todos os anos consciencializa mais 200 mil pessoas com a natureza, promovendo o cuidado e a preocupação com 16 árvores, a unidade de 16 comunidades locais em torno de uma causa e ainda o orgulho de 16 países na sua herança natural.
As votações para eleger a árvore europeia com a história mais interessante decorrem entre 1 e 29 de Fevereiro, através de um sistema de votação online, em que cada votante seleciona duas (2) árvores, o voto é depois confirmado através de um link enviado para o e-mail.
Embora seja possível votar na sua árvore preferida até 29 de Fevereiro, na fase final do concurso, designadamente a partir de 23 de Fevereiro, as classificações do Concurso Árvore do Ano Europeia deixarão de estar visíveis.
O vencedor só será conhecido no dia do anúncio final e o Prémio será entregue no Parlamento Europeu, no dia 17 de Março, numa cerimónia conduzida pelos eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE), o checo Luděk Niedermayer e o eslovaco Michal Wiezik.
Esta é uma final europeia, constituída pelos vencedores dos concursos nacionais dos países participantes: Bélgica, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Irlanda, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Rússia.
As histórias das árvores a concurso e o acesso à votação encontram-se disponíveis em: https://www.treeoftheyear.org/vote
Fonte: UNAC – União da Floresta Mediterrânica
Foto: Castanheiro de Vales, vencedor do concurso nacional Árvore do Ano 2020.