A CAP viajou novamente com produtores nacionais de vinho para a capital da Sérvia, para realizar um conjunto de ações de promoção neste mercado.
Depois do tour internacional que em 2022 apresentou os vinhos portugueses aos importadores sérvios pela primeira vez, a CAP regressou a Belgrado para dar continuidade à promoção dos vinhos de Portugal no mercado sérvio e na região dos Balcãs motivada pelos resultados obtidos neste mercado e perante o cenário de suspensão das exportações para a Rússia e Ucrânia. Com cerca de 7 milhões de habitantes, a Sérvia possui uma tradição vinícola secular, em que a produção de vinho no país assume particular importância na sua herança cultural.
De acordo com o programa, no dia 18 de outubro realizou-se um jantar vínico no restaurante Twenty Two, situado na cobertura do Hotel Metropol Palace, no coração da capital sérvia, onde foram servidos os vinhos portugueses com especialidades locais, numa interpretação gourmet. Dirigido a importadores e retalhistas, o jantar foi um sucesso com os vinhos portugueses a brilharem nas harmonizações propostas, que permitiram destacar a sua qualidade.
No dia seguinte, a CAP promoveu uma masterclass dirigida a empresários do setor na região sobre os vinhos de Portugal, seguindo-se uma prova conduzida pela Sommelier Marija Radovic, Vice-Presidente da Associação Sérvia de Sommeliers, que confessou ser uma apaixonada pelo património das castas e das regiões vitivinícolas portuguesas.
Participaram nesta ação de trade 11 produtores portugueses: Adega cooperativa da Vermelha, Adega cooperativa de Cantanhede, Adega Cooperativa do Cartaxo, Barcos Wines, Caves Campelo, Casa Relvas, Herdade do Paço do Conde, Manuel Costa e Filhos, Quinta de São Sebastião, Ségur Estates e Vercoope.
Fonte: Comunicado CAP, 20/10/2023