O continente asiático assume o protagonismo na ambiciosa estratégia de promoção internacional dos vinhos portugueses que a Confederação dos Agricultores de Portugal firmou para 2023.
Japão, Coreia do Sul e Singapura são os mercados asiáticos que compõem o primeiro tour organizado pela CAP à Ásia este ano, e que arrancou esta quarta-feira no país nipónico com a presença de 12 empresas nacionais na feira Wine&Gourmet, promovida pela ProWein, em Tóquio: Barcos Wines I Adega Ponte da Barca; Casa Ermelinda Freitas; Casa Relvas; Casa Santos Lima; Caves Campelo; Herdade do Rocim; Herdade Paço do Conde; João Portugal Ramos; Manuel Costa e Filhos; Parras Wines; Quinta de São Sebastião; e Santos & Seixo Wine.
De acordo com a CAP, o Japão é um mercado com características muito interessantes para os vinhos em geral – e em particular para os portugueses, com 32 milhões de consumidores de vinho numa população total de 126 milhões. Atualmente, é o primeiro mercado asiático em valor de vinhos importados e o segundo em volume, demonstrando o elevado potencial não só na dimensão do mercado, mas também no que diz respeito aos vinhos de valor acrescentado. Segundo dados da Wine&Gourmet, só a região da Grande Tóquio conta mais de 37 milhões de consumidores e lidera a nível mundial com um PIB superior a 1,61 triliões de dólares.
Na inauguração da feira, a comitiva portuguesa contou com a presença do Sr. Embaixador de Portugal no Japão, Dr. Vitor Sereno.
“Este é um mercado exigente em que os importadores e as autoridades têm uma cultura organizacional e profissional muito particular, superior à que estamos habituados em Portugal e noutros mercados de exportação. Se isso, por um lado, constituiu uma dificuldade para a concretização do negócio, por outro lado, a médio longo prazo, acaba por ser um fator positivo devido à estabilidade que este tipo de cultura proporciona nos negócios”, declarou Luís Mira, Secretário-Geral da CAP, que acompanha este evento.
Este primeiro tour pelo continente asiático prevê ainda Provas, Master Classes e Jantar vínico em Seul, Coreia do Sul, e em Singapura, nos dias 18, 19 e 20 de abril.
Índia, Vietname e Taiwan farão parte do segundo périplo dos vinhos portugueses pela Ásia em 2023, que decorrerá no último trimestre do ano.
Após um interregno de dois anos motivado pela pandemia, a CAP regressou à promoção dos vinhos nacionais em 2022, tendo visitado o continente asiático, nomeadamente Índia, Singapura e Vietname, na procura de novas geografias para exportação.
Fonte: CAP