O itinerário escolhido pela Confederação dos Agricultores de Portugal para a ação de promoção de vinhos portugueses na Ásia passou pela India (PROWEIN Mumbai 2022), Singapura e Vietname.
O tour combinou, por um lado, o gigantesco mercado indiano, com cerca de 1.400 milhões de habitantes e onde o consumo de vinho, ainda pouco conhecido, poderá a qualquer momento disparar, com um mercado mais consolidado e com predisposição para o investimento em vinho, como é Singapura. Antes do regresso a Portugal, a comitiva de produtores nacionais esteve no Vietname – que visita pela terceira vez – e onde foi possível registar um interesse crescente pelos vinhos portugueses.
O património das castas portuguesas, a renovação da área de vinha e o salto tecnológico que muitas adegas incorporaram nos últimos anos fazem com que os vinhos nacionais se distingam no mundo pela sua unicidade, genuinidade e qualidade.
Luís Mira, secretário-geral da CAP, que acompanhou a missão traçou um balanço muito positivo desta ação de promoção dos vinhos de Portugal nos três destinos orientais.
A estreia na India correu da melhor forma. “Estamos muito satisfeitos com a abertura demonstrada na Feira PROWEIN Mumbai e as potencialidades que aí existem para os vinhos portugueses, levam a CAP a considerar um regresso a este mercado no próximo ano, talvez a Nova Deli”.
Sobre Singapura, Luís Mira sublinha a sofisticação “de um mercado de 5,6 milhões de habitantes, a que é preciso somar os milhões de turistas, onde os vinhos têm preços elevados e onde existe, por exemplo, uma representação de um dos maiores clubes privados de vinho do mundo”. Em Singapura foi promovido um jantar vínico, no Tuga, simultaneamente um restaurante e uma loja com uma oferta impressionante do melhor que o país tem nas suas 14 regiões vitivinícolas. Um verdadeiro embaixador que foi já distinguido com um prémio de ‘Melhor Mostra de Vinhos Mediterrânicos na Ásia’.
O tour pela terminou no Vietname, com uma master class na cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigão, dirigida a 50 participantes do trade vietnamita, seguida de uma prova de vinho que “confirmou esta geografia como incontornável para quem deseja exportar, exigindo uma presença regular e assídua, mas tudo aponta para que o sucesso dos vinhos portugueses seja uma realidade num futuro próximo”, refere o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal.