Envolvendo um total de dez parceiros, com origem nos três Estados-membros, o Projeto SAGRI dispõe de um montante de um milhão de euros para três anos, financiado pelo Programa Erasmus+, que se dedica à modernização e internacionalização de sistemas de educação e formação.
O projeto SAGRI é composto por seis módulos temáticos:
1 – Agricultura de precisão
2 – Proteção integrada
3 – Valorização agrícola de resíduos orgânicos
4 – Rega gota-a-gota e tecnologias de conservação da água
5 – Energias renováveis
6 – Bioenergia e culturas energéticas
Este programa de formação é certificado pela Swiss Approval Technische Bewertung S.A, de acordo com a norma internacional, e as inscrições serão gratuitas e limitadas a um número de agricultores compatível com as possibilidades logísticas do projeto.
Em cada um dos países participantes, foi constituído um consórcio responsável pelo desenvolvimento do projeto, agregando, para além de uma instituição de ensino superior, um especialista em formação profissional e uma confederação de agricultores.
Em Portugal os parceiros são a Universidade de Évora, a REGIBIO – Formação e Consultoria e a Confederação dos Agricultores de Portugal.
Durante a 55ª Feira Nacional de Agricultura, no dia 8 de junho, decorreu uma breve sessão de apresentação do Projeto SAGRI, em que participaram representantes de instituições do Ensino Superior e de diversos organismos do Ministério da Agricultura.
Este primeiro contacto permitiu assim dar início a uma rede de colaboração entre todas estas entidades, que será essencial para os desenvolvimentos futuros do Projeto SAGRI.