Enquanto único parceiro social do Governo para o sector da Agricultura, a Confederação dos Agricultores de Portugal solicitou o encontro para conhecer a posição do PSD face às propostas da Comissão Europeia para a Política Agrícola Comum depois de 2020, as quais incluem sérios cortes no envelope financeiro de apoio à agricultura nacional, e qual a estratégia do PSD para ter uma voz activa nas questões agrícolas no Parlamento nacional e europeu.
A CAP apelou ainda a uma maior sensibilização e intervenção do PSD na área da Agricultura, onde a produção de alimentos de forma sustentada se cruza, apenas para citar exemplos, com a mitigação e os impactos das alterações climáticas. A globalização e a transversalidade desta atividade económica merecem, no entender da Confederação, um lugar de maior relevância no programa e intervenções do maior partido da oposição.
Rui Rio recebeu os dirigentes da CAP acompanhado por Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura no governo de Cavaco Silva, nomeado por Rui Rio para coordenar esta área, integrando assim o Conselho Estratégico Nacional do PSD, constituído por 16 coordenadores.