A 10ª edição do Concurso Nacional de Jovens Agricultores da Confederação dos Agricultores de Portugal, que contou com o apoio da Bayer, atribuiu o prémio à jovem engenheira agronómica Inês Marques Lopes e ao seu projecto PTachio.
Desenvolvido na zona de Arraiolos, o projeto PTachio envolve a produção de pistácio e porco preto numa extensão de 114 hectares, e permitiu a criação de 3 postos de trabalho permanentes e 10 temporários, tendo um forte enfoque tecnológico e nas boas práticas agrícolas.
O Concurso Nacional de Jovens Agricultores é uma iniciativa da CAP que visa eleger o Melhor Jovem Agricultor de Portugal a partir da avaliação do seu projecto agrícola, tendo em consideração o impacto tecnológico, ambiental e social de cada proposta.
Esta edição pode contar com o apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), CONSULAI, New Holland e Repsol que, em conjunto, vão dar visibilidade aos projetos promovidos pelos jovens empreendedores, promovendo a partilha de boas práticas associadas a investimentos e envolvendo entidades públicas e privadas no rejuvenescimento da população activa agrícola no país e na Europa.
Tal como os seus antecessores, Inês Marques Lopes conquistou o lugar de representante de Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, que o Parlamento Europeu promove anualmente em Bruxelas, e do qual sairá o Melhor Jovem Agricultor Europeu.