Lançada no final do ano passado, a campanha nacional PAC4ALL está presente na Feira Nacional de Agricultura 2022 (FNA22), que decorre até ao próximo dia 12 de junho, no CNEMA, em Santarém. Além da presença de um stand dedicado a este programa informativo e educativo, de cariz nacional e promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) para dar a conhecer os objetivos da nova Política Agrícola Comum (PAC) e reforçar a importância da Agricultura para a Europa e para o planeta, a FNA22 receberá, na próxima quinta-feira, dia 9 de junho, mais de um milhar de crianças para conhecer a feira de referência do setor agrícola em Portugal.
Esta iniciativa contará com um programa com várias atividades, que inclui visita aos percursos das culturas (como o milho e girassol) e dos animais de raças portuguesas (bovino, ovinos, suínos e caprinos), assim como uma sessão de animação no grande auditório, um pequeno teatro infantil e entrega de brindes, entre várias ações. A mascote “PAC”, que todos os dias dá as boas-vindas aos visitantes da feira, miúdos e graúdos, também animará esta sessão.
O papel da PAC no combate às alterações climáticas, na proteção da qualidade e segurança dos alimentos produzidos, na contribuição para a proteção do meio-ambiente, do bem-estar animal e da biodiversidade será ao tema central desta iniciativa, que decorre ao longo do dia na FNA22.
A campanha nacional PAC4ALL (que, em português, significa: “Política Agrícola Comum para todos”) arrancou no final do ano passado, pelas mãos da CAP e conta com o financiamento da Comissão Europeia, sendo maioritariamente direcionada para crianças dos 6 aos 12 anos de idade. De forma simples e didática, dá a conhecer o contributo da PAC para a sociedade e para o planeta, procurando transmitir uma imagem e mensagem positivas sobre o papel desta política europeia e da agricultura na sociedade, para aumentar a confiança dos cidadãos neste instrumento.
Em 2018, o estudo promovido pela Comissão Europeia – “Os europeus, a agricultura e a PAC” –deixou claro que os cidadãos europeus desconhecem o que é a Política Agrícola Comum, ou como é que esta é aplicada, quais os objetivos e quais as suas verdadeiras vantagens para a sociedade. Com o lançamento da PAC4ALL, a CAP pretende, pois, mostrar que este instrumento financeiro europeu é absolutamente vital para a soberania dos Estados-membros e que impacta diariamente na vida de todos nós.
A PAC foi implementada em 1962 com o objetivo de garantir o abastecimento de alimentos para todos os europeus. Com a evolução dos acontecimentos, tem vindo a ser ajustada e a última reforma foi acordada em 2021, com medidas que traduzem a crescente preocupação da Comissão Europeia pelo combate às alterações climáticas e pela vertente social.
PAC4ALL já visitou 50 escolas e deu a conhecer a Política Agrícola Comum a mais de 3.500 alunos
Desde abril, a PAC4ALL e a mascote “PAC” estão na estrada e já visitaram cerca de 50 escolas, de Norte a Sul do País, dando a conhecer a mais de 3.500 alunos a importância da PAC e do seu papel fundamental para assegurar a todos alimentos de qualidade, com elevados níveis de segurança alimentar, a preços acessíveis. Além das visitas às escolas, o projeto desenvolve ainda ações de formação gratuitas com professores, tendo em marcha a distribuição de material didático (Pack Kit).
Com o objetivo de impactar mais de 5.000 professores e 60.000 crianças, o projeto PAC4ALL contempla ainda um website (www.pac4all.eu), com jogos e materiais educativos; uma newsletter mensal; uma caderneta de cromos, cuja distribuição está a ser feita nas escolas e está também prevista nas grandes superfícies; visitas a produções agrícolas; e a produção de vários vídeos para televisão, que explicam a origem dos alimentos agrícolas e o percurso que efetuam até chegarem ao consumidor.
O projeto PAC4ALL vai continuar a visitar escolas de Portugal continental até ao dia 30 de junho. As inscrições podem ser feitas através do site www.pac4all.eu ou pelo email pac4all@cap.pt.
Esta iniciativa enquadra-se no objetivo europeu e da CAP de promover uma sociedade mais informada, mais esclarecida e mais sensível às causas que nos impactam a todos, nomeadamente a agricultura, determinante para a alimentação humana. Porque a PAC é, de facto, para todos.