A OIT é uma organização das Nações Unidas composta por 187 Estados-membros com uma composição tripartida, reunindo os governos, os representantes dos empregadores e dos trabalhadores, que para além de constituir um fórum muito relevante no mundo do trabalho, adota Convenções e Recomendações. Os instrumentos aprovados pela OIT ao longo dos anos têm sido na maioria dos casos ratificados por Portugal, tendo influenciado a nossa legislação laboral, de segurança social e de condições de trabalho.
A CAP participa na Conferência na qualidade de Parceiro Social, representando os empregadores agrícolas, qualidade essa que lhe permite também participar na Comissão Permanente de Concertação Social em Portugal e celebrar Convenções Coletivas de Trabalho para o Setor Agrícola.
Para além de outros temas em debate, o essencial da discussão centra-se este ano no futuro do trabalho/trabalho do futuro.
Durante a Conferência analisam-se as alterações já em curso no mundo do trabalho decorrentes da utilização das novas tecnologias, crescente digitalização e robotização da economia, as oportunidades de negócio que essas novas ferramentas aportam para a economia, mas também as adaptações que a legislação de trabalho terá que sofrer para se adaptar a novos desafios e às alterações que estes mesmos trazem às relações laborais. Tratando-se de uma organização de dimensão global, a discussão sobre estes assuntos tem sido tratada a par do impacto das alterações climáticas e suas repercussões na economia e no mundo do trabalho e da mudança do panorama demográfico a nível mundial.