A reunião do Conselho de Ilha de São Miguel, que se realizou ontem em Vila Franca do Campo, elegeu os membros do Conselho de Ilha de São Miguel, um órgão consultivo do Governo Regional dos Açores.
O Conselho é composto pelos presidentes das câmaras e assembleias municipais da ilha, por quatro membros eleitos por cada assembleia municipal, por três presidentes de junta de freguesia e um representante do Governo Regional (sem direito a voto). Têm ainda assento dois representantes do setor empresarial, dos movimentos sindicais e das associações agrícolas.
Estão também representadas as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as associações ambientais não governamentais e as associações de defesa da igualdade de género nas ilhas em que estas tenham sede.
Jorge Rita, que integra o Conselho na qualidade de presidente da Associação Agrícola de São Miguel, vai substituir Rui Coutinho na liderança do Conselho em sequência da vitória sobre a lista A, liderada pelo docente da Universidade dos Açores, Armindo Rodrigues.
Na ocasião foram também eleitos João Medeiros (Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada) para vice-presidente do organismo, Afonso Quental (UGT) para primeiro secretário da mesa e Maria de Lurdes Batista (Federação das Pescas dos Açores) para segunda secretária.
Fonte: Agência Lusa