A FNA’19 decorre entre 8 e 16 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
Este ano o tema, a Vinha e o Vinho são os temas em destaque realçando um sector que está no topo das exportações a nível mundial e que tem crescido todos os anos, com vendas para o exterior superiores a 750 milhões de euros.
Para receber os visitantes, estão a ultimar-se os preparativos para recriar no grande pátio junto à entrada principal do CNEMA, as diferentes formas de vinha existentes em Portugal.
Numa ideia que já “começa a ser uma imagem de marca” da Feira da Agricultura, o espaço estará dividido em quatro talhões: um representando a vinha do Douro, outro a vinha do Pico (ambas Património da Humanidade), outro terá perto de uma centena das mais de 200 variedades de vinha e, um ultimo talhão que mostrará o sistema de rega atualmente utilizado na viticultura nacional.
O destaque dado este ano ao setor do vinho foi justificado pela importância que este tem vindo a adquirir na economia e na agricultura nacionais, pelo seu peso na balança externa e pela “qualidade crescente” que tem permitido a conquista de prémios internacionais.
Enquanto produto “que requer conhecimento”, a par dos avanços tecnológicos que serão divulgados em colóquios e seminários, serão proporcionadas “experiências” na Nave A que permitirão, por exemplo, saber como escolher o copo certo, ou o prato mais indicado ou a temperatura para cada vinho, além de cursos de iniciação à prova de vinhos, provas temáticas de vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal, ‘masterclass’ de vinhos Casta Negra Mole, de Fernão Pires, de Vinhos Velhos, entre outras.