A presença na Europa do coronavírus Covid-19 está a levar as instituições europeias à adoção de medidas extremas, razão pela qual o Congresso Europeu de Jovens Agricultores foi adiado para o mês de Dezembro.
Por razões de contenção do contágio, a organização do 6º Congresso acaba de anunciar que o evento se realizará no dia 10 de Dezembro, no Parlamento Europeu, com o apoio dos eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE) Nuno Melo (Portugal), Mairead McGuinness (Irlanda), Herbert Dorfmann (Itália), Juan Ignacio Zoido Álvarez (Espanha) and Asim Ademov (Bulgária).
Criado em 2012 numa iniciativa conjunta da Confederação dos Agricultores de Portugal e da espanhola ASAJA, o Congresso Europeu de Jovens Agricultores é uma iniciativa de referência do Parlamento europeu por sublinhar o papel único dos jovens agricultores na garantia de um futuro para o sector agrícola europeu.
No próximo dia 10 de Dezembro, o Congresso espera poder concretizar o programa do evento e reunir os jovens de 22 Estados-membros, com diferentes perspetivas sobre a agricultura europeia, para debater as medidas marcantes da futura Politica Agrícola Comum. A iniciativa inclui, como sempre, a competição pelo titulo de Melhor Jovem Agricultor Europeu.
Os Estados-membros envolvidos são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, República Checa, Roménia.